Sobre

O Hospital Imaculada Conceição iniciou suas atividades em 1919, através de uma sociedade, sob a orientação do Doutor Benjamim Jacob de Souza, destinado a montar e manter um hospital na cidade de Curvelo. Assim, no dia 01 de janeiro de 1920, com o apoio do Major Salvo, Doutor Pacífico Mascarenhas, Dr. Augusto de Vianna do Castelo, deputado federal, Antônio Octaviano de Alvarenga, José Barata, Franklin Quinta e Silva e uma platéia de entusiastas do progresso local, deram início a primeira mesa administrativa, responsável pelas importantes decisões que deram início ao funcionamento do hospital, em 20 de janeiro de 1920.

 

Em 02 de maio de 1920, após a benção dada pelo arcebispo de Diamantina, Dom Joaquim Silvério de Souza, foi lançada a pedra fundamental do hospital. Com isso, em 21 de junho de 1921, foram inaugurados quatro pavilhões, oferecendo uma estrutura de 20 leitos, cirurgias assépticas com anestesia éter, raquianestesia, local e regional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No ano de 1922, foram inaugurados mais dois pavilhões, com duas salas de cirurgias e uma de assepsia, além de 30 leitos de enfermaria masculina. Em 1944, estando fechado o Hospital, o Dr. Olavo Gabriel Diniz, genro do Doutor Benjamim Jacob convidou o Dr. Viana Espechit para reassumir a direção do mesmo, este aceitou a incumbência e convidou as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo para que assumissem a administração interna do Hospital. Estas residiam em terreno próximo, onde também mantinham uma creche.

 

Após várias Assembléias para resolver a situação financeira do Hospital e a necessidade de uma entidade mantenedora, foi deliberada pelos sócios, em Assembléia, a doação do terreno e as construções nele edificadas à Associação São Vicente de Paulo.

 

O Hospital foi doado à Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, atualmente Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte no dia 21 de janeiro de 1963.

 

O Hospital Imaculada Conceição é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, assistência e filantrópico, declarada de Utilidade Pública Federal pelo decreto 68.391 de 23 de março de 1971, com duração e tempo indeterminado.

 

Tem por finalidade a assistência à saúde, à educação e assistência social, através da promoção da pessoa humana.

 

O Hospital tem uma área de 34.093 m2  com 9.049 m2  de área construída. É um hospital de médio porte, com internação em clínica médica, cirúrgica, obstétrica, ortopédica, pediátrica dentre outras.

 

Dispõe de 100 leitos operacionais, distribuídos nas clínicas: médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, neonatológica e UTI adulto tipo II. E, também, possui 12 leitos de observação clínica no Pronto Atendimento, 10 leitos de observação de trauma e 4 leitos de PPP (Pré-parto, Parto e Puerpério). Emprega diretamente 411 funcionários e um corpo clínico composto por 103 profissionais.

 

Mantém os serviços de radiodiagnóstico, imaginologia e laboratório de análises clínicas.

Missão

Promover a vida e restabelecer a saúde prestando assistência hospitalar humanizada com qualidade e segurança.

Foco

Oferecer serviços de saúde na área materno infantil e adulto.

Princípios e VaLores

• Amor ao próximo e a vida

• Ética

• Humanização

• Justiça e dignidade

• Foco em resultados

FAle conosco

Contato

Info

  • Facebook
  • Instagram

Endereço: Avenida Timbiras, 590 - Curvelo/MG

 


Telefone: (38) 3729-1211     (38) 3721-1211
 

Email: internacao@hospic.com.br

Fax: (38) 3729-1231

Desenvolvido por:

!-Luxus-Produções1.png