Buscar
  • webhic

“Pode ir para casa, você está de alta!”





Observar o olhar de mais um paciente ao ouvir essa frase tão aguardada é uma das principais motivações no trabalho de conscientização contra o câncer


A felicidade estampada nos olhos de seu Renato de Abreu Costa cobre as marcas das lágrimas que por meses vi escorrer de seu rosto. O câncer foi responsável por tirá-lo da mansidão e aconchego da pequena Corinto, cidade que fica a 40 quilômetros de Curvelo, no interior de Minas Gerais. Ao tocar o sino da vitória que mantemos no Hospital Imaculada Conceição, seu Renato, 69 anos, descansa o espírito após uma rotina de dois anos, que envolveu medicamentos, exames e aplicações de radioterapia. Agora, ele pode ficar ao lado da família que tanto o apoiou, voltar para os filhos que o consolaram e motivaram e para sua querida Corinto.


“Uai, teve vezes que eu pensei que não iria sair dessa. Meus filhos insistiram para que eu continuasse os tratamentos e foi nesse caminho que eu conheci o pessoal do Instituto do Câncer de Curvelo”, conta, emocionado. Ao telefone, enquanto concedia o depoimento para minha equipe de comunicação, seu Renato vivenciava a inédita experiência de ser entrevistado enquanto um dos filhos o lembrava das datas corretas. “Foi em 2018 que os primeiros exames saíram. Meus filhos que foram buscar. Foi uma tristeza muito grande quando o PSA apresentou um número alto”, recorda. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é o exame que aponta para a possibilidade de tumor da próstata.


Hoje aposentado, o ex-maquinista da Rede Ferroviária Central do Brasil nunca imaginou que enfrentaria os difíceis trilhos que levaram à cura do tumor. “A gente fica mais sossegado sabendo que não precisa mais lutar contra a doença. É um alívio. E o pessoal lá do Instituto é gente boa demais. Isso me ajudou a ter fé e confiar nos tratamentos”, fala ao relembrar da nossa equipe.


Em uma atitude de gratidão, seu Renato nos presenteou com uma lembrança que de simples não tinha nada: uma caixinha feita pelas mãos de quem sabe que a vida continua, de uma pessoa que por tempos nos fez companhia aqui no instituto. Essa caixinha simboliza os resultados de uma medicina humanizada.


Seu Renato representa todos os personagens que compõem nossa motivação diária para enfrentar o câncer. Assim como ele, diversas pessoas agora sabem que a prevenção é o melhor caminho contra essa doença. E, além disso, sentem-se seguras e tranquilas pois sabem que existem profissionais e entidades como o Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição (HIC), que estão a postos para acompanhá-las e oferecer o apoio e acolhimento para todos os acometidos pela doença.


Seu Renato foi paciente. Esperou por resultados e receitas médicas. Passou pelos procedimentos e todas as etapas do tratamento. O sorriso, mesmo quando a esperança parecia se esvair, sempre estava em seu semblante. O carinho e respeito tradicional de todo mineiro fez de seu Renato um amigo.


Em nome de todos que o acompanharam aqui no HIC, parentes, amigos, agradecemos pela lembrança de sua presença e companhia. Afinal, a saúde é feita por pessoas e para pessoas.


Obrigado, seu Renato. Pode voltar para o aconchego de Corinto. Você está de alta.


Hospital Imaculada Conceição

O mais importante para nós é a sua saúde!💙

Av. Timbiras, 590, Tibira - Curvelo/MG

(38) 3729-1211


#JeitoImaculadadeSer#paciente#prevenção#saúde#exames#diagnóstico#Abaeté#AugustodeLima#Buenópolis#Caetanópolis#Cordisburgo#Corinto#Curvelo#Datas#Diamantina#Felixlândia#Gouveia#Monjolos#MorrodaGraça#Paineiras#Paraopeba#Pompéu#PresidenteJuscelino#SantoHipólito#Sêrro#SeteLagoas#TrêsMarias#Inimutaba


*Este conteúdo foi produzido pela equipe da ZNE Comunicação.

56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

FAle conosco

Contato

Info

  • Facebook
  • Instagram

Endereço: Avenida Timbiras, 590 - Curvelo/MG

 


Telefone: (38) 3729-1211     (38) 3721-1211
 

Email: internacao@hospic.com.br

Fax: (38) 3729-1231

Desenvolvido por:

!-Luxus-Produções1.png