Buscar
  • webhic

“Deus já tinha preparado o caminho para mim”

Paciente do Centro Oncológico Imaculada Conceição relata fé, apoio da equipe assistencial e da família como pontos fundamentais para o tratamento do câncer de próstata


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O diagnóstico precoce e tratamento correto contribuem muito para a cura da doença e garantia do bem-estar do paciente.


Mesmo assim, o câncer ainda é uma doença que causa insegurança e até pode enfraquecer as esperanças de muitos pacientes. O “Testemunhos de Vida” deste Novembro Azul apresenta o depoimento de seu Carlos, paciente do Centro Oncológico Imaculada Conceição. Ele teve a fé renovada quando recebeu o diagnóstico do câncer de próstata.


Para seu Carlos, a noite do dia 8 de junho de 2019 marcou a mudança mais profunda em sua vida.


“Foi uma noite quando meu filho chegou em casa e disse que precisava falar comigo. Ele estava com o resultado do exame. Quando recebi a notícia, cheguei a me lamentar com Deus. Perguntei a Ele ‘por que eu, Senhor?’. O que eu não sabia é que Deus havia planejado meu caminho.


Tive apoio dos meus filhos e esposa. Ela, inclusive, me disse que não seria apenas esposa, mas também uma amiga.”


Carlos notou que a família não estava apenas dentro de casa. No Centro Oncológico Imaculada Conceição, ele recebeu não só o tratamento médico, mas apoio e respeito de todos os profissionais envolvidos em sua jornada de cuidado.


“A gente para e pensa como vai ser complicado. Mas com fé conseguimos tudo. Uma vez, durante o tratamento, me chamaram para comparecer no Centro Oncológico. Fiquei assustado. Quando cheguei na sala do doutor Felipe ele me explicou que era apenas uma entrevista semanal com os pacientes que estavam na radioterapia. Ele me esclareceu tudo o que iria acontecer ao longo do tratamento.


Fico muito agradecido a todos do Centro Oncológico que passaram a fazer parte do meu dia a dia. Eles tratam a gente com o maior carinho e respeito, como se fosse da família. Agradeço a todos, da limpeza, as atendentes e os médicos.”


Com o relato de seu Carlos queremos lembrar você da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Faça o exame de próstata e PSA, por exemplo, não só no Novembro Azul, mas sempre que indicado pelo seu médico.




2 visualizações0 comentário